A  OLHO filmes é uma produtora sediada em Brasília (DF). Fundada em 2002 pelo cineasta Neto Borges, atua no mercado audiovisual produzindo filmes etnográficos e documentários, filmes institucionais, educativos, filmes para web, vídeos publicitários, roteiros, pesquisa em audiovisual, bancos de imagens, elaboração de projetos e oficinas.

Tem como característica em suas produções a abordagem investigativa, detalhada e sensível de temas voltados para a cultura e as relações entre seres humanos e natureza. 



Mantém o olhar dirigido ao real, fundamentado na antropologia e etnografia, gerando materiais e produtos com potenciais que vão da arte à ciência.

Os projetos reforçam a idéia de diálogo entre a produção audiovisual e a cultura, a educação, a história, a arte, a poética e a ecologia. Entre os projetos realizados destacam-se os que comunicam práticas sociais e culturais, saberes, memórias, tradições, rituais.

Neto Borges

Formado em História pela Universidade federal do Maranhão realizou sua primeira pesquisa com agricultores e pescadores artesanais dos povoados de Tapuio e Laranjeira, situados entre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e o município de Barreirinhas (MA). Realizou o mestrado e doutorado em Cinema antropológico e documentário pela Univesidade Nanterre la Défense em Paris, e especializou-se em montagem no Instit International de l’image et du Son em Paris.

​​​CINEMAANTROPOLÓGICO E DOCUMENTÁRIO

EK

© 2023 by EK. All rights reserved.

  • w-facebook
  • w-tbird
  • w-flickr